sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Olimpíadas... será mesmo um bom negócio?

Hoje acordei com os alaridos de que seremos, possivelmente, eleitos para cediar os próximos jogos olímpicos em 2016. A cidade candidata é o Rio de Janeiro; pra quem já esteve lá sabe que aquela cidade é linda, realmente o cartão-postal do Brasil. Vc poderá encontrar de tudo no Rio: belas paisagens, praia, cerra, montanhas, cultura, favelas, violência, medo, etc.
Mas eu me pergunto: será mesmo um bom negócio para o Brasil convercer os magnatas do comitê olímpico a tornar o Rio de Janeiro a próxima atração olímpica? Outra pergunta que não quer se calar é: por que será que a população das grandes cidades de países desenvolvidos, como Tóquio e Chicago, não apóia (em sua maioria) a realização do evento?
Se pararmos para analisar veremos (caso o Brasil vença, o que acho bem provável) que por um lado a economia nos próximos anos vai gerar mais de 200.000 empregos diretos sem contar com os indiretos; iremos aumentar nossa capacidade hoteleira e infra-estrutura de transporte público; iremos atrair centenas de milhões de novos turistas nos próximos anos que gastarão (com certeza) muito menos do que os brasileiros gastam quando passeiam no exterior; a construção civil será a grande beneficiária disso tudo, junto com a hotelaria e o turismo. Mas, por outro lado, pode-se perceber que o governo vai gastar dezenas de bilhões de dólares com um evento como este, enquanto que nossa população carece de saúde, educação, saneamento básico e vários outros problemas de ordem social; logo, poderíamos gastar toda essa grana (que deve estar sobrando) com nossa sociedade, afinal, somos nós que pagamos a conta.
Então vamos analisar todos esse prós e contras para termos uma opinião autêntica sobre o assunto, sem se deixar influenciar pelo "Yes we can" brasileirado de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário