quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Despertem Jovens!

Bom dia pessoal, hoje é quarta-feira, estamos na metade da semana e ainda continuo ansioso acerca de possíveis acontecimentos. Taí um sensação chata com o qual convivo há alguns anos - a ansiedade. Desde moleque sempre fui muito ansioso e prematuro, mas com o passar dos anos estou aprendendo a controlar (ou disfarçar) este sentimento de maneira a não utilizar subterfúgios "não-saudáveis". E é, justamente, sobre estes tipos de subterfúgios "não-saudáveis" que quero escrever-lhes hoje.
Como venho repetindo, nossa atualidade permiti uma série (quase incontável) de benefícios acessíveis a todos os cidadãos (ou à maioria deles). Como uma faca de dois gumes, esses benefícios proporcionam liberdade (de todos os tipos: de expressão, de ir e vir, de livre escolha... enfim!) e esta, se não soubermos controlar, se torna uma arma fatal (no sentido literal).
Eu sou jovem, tenho 22 anos, e posso afirmar que utilizo essa liberdade ao meu favor, realizando meus sonhos e vivendo plenamente. Contudo, existem jovens que não encaram esta tal liberdade de maneira sadia, tomando desições ruins que corrompem os seus valores e frustam os seus sonhos (sem que eles saibam, até mesmo).
Esta semana eu pude perceber que é cada vez maior o número de jovens brasileiros envolvidos com uso de drogas (de todos os tipos). Eu, particularmente, sou contra a qualquer tipo de consumo de drogas, mesmo àquelas legalizadas. Mas ao que parece a juventude brasileira (ou a maioria dela) acha esta atitude careta - sim por que nós, que somos jovens lutando por viver de maneira feliz e plena, somos tachados de "anormais ou chatos" quando negamos um drink ,de qualquer tipo de bebida, ou um trago no cigarro de alguém. Então eu me pergunto: é "quadrado" viver bem? é anormal cultivar hábitos saudáveis? Não quero ser extremista e afirmar que é completamente errado compartilhar de momentos sociais, mas o que saliento aqui é que nossa juventude está invertendo valores.
Existe uma contundente e polêmica inversão de valores também quando o assunto é sexo. Eu percebo isto por que hoje é completamente normal perder a virgindade na adolescência, com 12 ou 13 anos, período no qual precisamos de afirmações morais e éticas para viver em sociedade. Já fui recriminado muitas vezes por ser virgem e por ter este ideal; mas o que as pessoas não sabem é que está latente a deturpação dos valores sexuais na sociedade e que isto é "normal" para a maioria. Já não existe mais os galanteios, os beijos inocentes, os olhares envergonhados; hoje no primeiro encontro se vc não transar pode ser "tachado" como gay! Será mesmo que a liberdade sexual é saudável? ou será que é simplesmente um passo para a prostituição e a lascívia no meio jovem?
Tenho certeza de que não estou sozinho acerca das minhas opiniões, pois convivo com jovens que pensam da mesma maneira; mas tenho certeza também de que somos a minoria neste Brasil. Acredito que esta inversão de valores existe hoje por falta de disciplina; fui criado sob disciplina e sei que isto é saudável se utilizada de maneira sábia. O problema é que nossos pais tiveram a disciplina e acharam "chata" demais para repetir com seus filhos, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas sem valores absolutos e "redondas" (se é que me entendem).
Por isso convido a juventude brasileira a despertar para uma sociadade mais íntegra. Vamos abrir os olhos e perceber que as drogas estão tomando conta de nossas ruas e só quem se beneficia disto são os traficantes. Vamos atentar que a exploração sexual está exacerbada em nossa sociedade, que pessoas trocam sexo por qualquer coisa, que abusam do seu corpo de maneira irresponsável e caótica em nome de uma liberdade sem pudores. Vamos ser sábios e usar a liberdade em favor de construir uma vida feliz e sem muitas frustrações. Vamos fazer o certo, mesmo que o certo seja "quadrado".
See you later...

Nenhum comentário:

Postar um comentário