sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Estudar não deixa ninguém rico!

E ai pessoal, hoje to voltando com mais um comentário sobre a vida cotidiana. Hoje quero te mostrar uma outra ótica relacionada à importância dos estudos acadêmicos.
Neste ano, em março, eu colei grau em administração de recursos humanos e cheguei à uma conclusão não muito convencional. Acredito que estudar somente colabora para o crescimento pessoal, mas ninguém (ou pelo menos a maioria da população deste país) consegue enriquecer com esta prática. Você deve estar se perguntando por que; mas pense comigo: desde que entramos para a escola primária nossa vida inteira é pautada no valor dos estudos (pelo menos foi assim comigo) e seus pais sempre diziam: "menino (a) vá estudar pra ser ALGUÉM na vida". A partir desta frase eu já posso argumentar acerca da minha afirmação; ser "alguém na vida" não implica em ser rico, antes significa (em minha percepção) se tornar uma pessoa de importância para sua família e meio onde vive. Não quero dizer que contribuir positivamente para aqueles que vc gosta não seja importante, mas também não necessariamente influencia no seu contra-cheque.
Se vc notar, a maioria das personalidades brasileiras ricas e famosas da atualidade não são pessoas tão "alguém na vida" como nossos pais sempre dizem (se é que me entendem). Eu vou citar alguns exemplos:

1. Ronaldo "o fenômeno": é o cara do futebol brasileiro; um dos jogadores (senão o) mais ricos do mundo. O cara se quiser pode parar de trabalhar e tem fortuna pra viver o resto da vida luxando. Eu sinceramente não compreendo por que uma bola atrás das redes pode se tornar mais valiosa (no sentido literal da palavra R$$$) que o trabalho de um cirurgião médico ou do de um diplomata. E adivinhem... ele só tem o ensino médio completo. Enquanto nós (pessoas menos espertas) obedecíamos a ordem dos nossos pais, Ronaldinho ia mesmo era jogar pelada no campinho perto de casa; e isto o tornou podre de rico. Tenho certeza que a mãe dele (a Dona Sônia) nem faz questão de se lembrar desses tempos. Além dele, existem vários outros jogadores de futebol (sem nível superior e sem preocupação de estudar) milionários e com a vida ganha.

2. Modelos em geral: vc pode até dizer: "ahhh mais as modelos são mais elitizadas do que os jogadores em matéria de estudos"; engano o seu! Por que será que usualmente elas se relacionam amorosamente com os jogadores e/ou atletas em geral? Raciocine comigo: as belas modelos começam a profissão muito cedo, em média com 14 anos já estão nas passarelas menos badaladas. Vcs acham que elas vão deixar de ganhar um cachê (de pelo menos um salário mínimo por evento) para estar numa manhã ou tarde dentro da sala de aula? Eu digo NUNCAA! Com poucos anos (se forem boas mesmo e abrirem mão daquela feijoada) elas já estão estreiando nas passarelas internacionais e ganhando em euros! Onde ficou os estudos: ahh deixa pra lá, faço depois, afinal de contas estou ganhando muito mais do que aquele primo que fez mestrado na UNICAMP.
Mas numa coisa tenho que admitir: as modelos são mais espertas que os jogadores de futebol; elas juntam a suada graninha delas para investir na vida pós-carreira. Assim como começam muito cedo, a profissão fecha as portas para as modelos muito cedo também e elas precisam acumular os "caraminguás" pensando num futuro próspero; é aí onde entra o velho projeto engavetado - fazer a faculdade. Exemplo: A Ana Hickman; uma mulher linda, agrádavel, rica e inteligente. A Ana arrasou nas passarelas mundias (fazendo jus à fama da mulherada brasileira) e quando encerrou a carreira se tornou uma empresária de sucesso (ela é dona de várias marcas famosas de óculos, maquiagem, roupas e sapatos - das quais ela mesma é garota propaganda, economizando no cachê) e apresentadora de TV, num programa muito bom.

3. Políticos: antes de mais nada quero afirmar que muitos dos nossos políticos brasilienses (aqueles que ficam lá na capital) são pessoas muito instruídas e bem estudadas, mas elas são a minoria. Se formos analisar a maioria dos nossos representantes não são pessoas estudadas e, pra falar a verdade, nem precisam ser. Os cargos políticos não exigem nenhuma instrução básica para a candidatura de qualquer cidadão brasileiro - até mesmo para presidente da república. Aqui na minha cidade temos um vereador (na verdade, "uma" vereador, se é que me entendem) eleito com dezenas de milhares de votos que sequer sabe assinar o próprio nome. A figura se auto intitula "Léokrete", daí já dá pra perceber o quilate do cidadão eleito por voto democrático e com certeza com apoio da comunidade gay de Salvador. Mas não é sobre ele que quero exemplificar, quero mesmo falar do nosso querido presidente Luis Inácio LULA da Silva. Não posso negar que o LULA é um bom presidente para o Brasil, pois nós fomos ascendidos para o status de nação em desenvolvimento e a população brasileira, em geral, enriqueceu com seu goveno (dados estatísticos que são difíceis de serem vistos ao vivo); inclusive eu fui beneficiado por um dos programas sociais assinados por ele, o Prouni, e por causa disto sou bacharel em administração hoje. Apesar de tudo o nosso presidente não tem nem o ensino médio, ou seja, ele está abaixo da linha dos jogadores de futebol. Não tem o certificado de 2º grau porem é um homem rico e bem sucedido, logo, ele também foi um filho rebelde e desobeceu os pais dele.

Então fica a lição: não estude visando a grana; vá por mim, não dá certo. Estude para se tornar uma pessoa realizada e útil por que estudar não deixa ninguém rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário