domingo, 1 de novembro de 2009

Destruo a natureza, mas não lavo a louça!

Olá para todos, volto pra mais um capítulo dessa minha epopéia cotidiana. Hoje é o primeiro dia de novembro e muitas expectativas rondam este mês. Estou curtindo meu feriadão ao som de música "baixo astral" (super educativa) da vizinhança e também aproveitei para adquirir umas calorias a mais no feijão da vovó. Depois disso é so lavar os pratos (coisa que eu não faço, tá) e tirar aquele cochilo.

Hoje venho com um assunto bem corriqueiro pra todos nós, lavar a louça. Apesar de fazer isto raramente (mandando a real= quase nunca) hoje meu tio me despertou pra um acontecimento quase que cotidiano, mas destrutivo e com consequências avassaladoras ao meio ambiente - o uso do copo descartável. Quando temos um almoço em família, além das gargalhadas e da comilança, o copo descartável não pode faltar aqui em casa, simplesmente por que não queremos lavar os copos depois do uso.

Se vc parar, pensar e refletir sobre isso, vai perceber que você e todos que conhece usam o plástico justamente pela conveniência que isto proporciona. Ainda na conversa com meu tio, nós começamos a analisar que as pessoas destroem a natureza pelo simples prazer de tornar tudo mais cômodo e prático, eu digo que isso é o mau da vida moderna.

Há poucos anos as garrafas de refrigerante eram de vidro e retornáveis, mas eram pesadas e arriscadas, então decidimos troca-las por garrafas tipo "pet" que levam mais de 200 anos para desaparecerem no meio ambiente. Naquela mesma época todo mundo usava copo de vidro (aquele do extrato de tomate... afff que fubá) e não reclamava de lava-los; mas veio o copo descartável e todos nós adotamos o uso deles. Ainda no passado usavamos os desodorantes tipo "spray" (aqueles que eram de tubo de plástico e tinha que apertar) mas era bem mais fácil usar o gatilho do aerosol e espalhar gases prejudiciais à camada de ozônio. Todos estes inventos modernos são mais práticos e convenientes que as práticas antigas; com o uso deles, não precisamos nos preocupar com muita coisa e nossa vida ficou bem mais rápida, acompanhando o ritmo da globalização.

Hoje convido você a refletir sobre nosso meio ambiente e o que estamos fazendo para protege-lo. Uma das características da pessoa é o instinto de auto-defesa e temos que aplica-lo em defesa do nosso planeta, afinal estamos defendendo nosso território. Então se vc (assim como eu) usa essas facilidades, da última década, seja pelo menos educado e não jogue o plástico no chão. Reciclar reduz as perdas do meio ambiente e ajuda a Terra a sobreviver mais alguns anos. Vamos ser humanos e defender o que é nosso, vamos viver bem e fazer o bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário