terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Medo passa, arrependimento é pra sempre!

Oi galera, boa noite. Volto para mais um monólogo bate-papo a cerca de assuntos cotidianos. Hoje o dia foi bem divertido, dei muitas risadas e comi horrores... mas é feriado em Salvador, então pode! Amanhã o dia é outro e voltamos para a nossa rotina de trabalho duro.


Hoje vou trazer um assunto bem interessante (pelo menos no meu ponto de vista); vamos pensar um pouco sobre o medo. Como todos devem saber, a ciência diz que o medo é uma reação ativada por algum estímulo de ameaça fisica ou emocional podendo provocar uma série de reações no corpo como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca, tremores e etc. Apesar de ser tão facilmente descrito pelos cientistas, o medo é um sentimento extremamente difícil de administrar e aprender.
Há pessoas que possuem medo exagerado, conhecido como pavor. Existem aqueles que tem medo de escuro, de barata, de ficar só, de ser acompanhado. Medo de voar, de andar, de pessoas e de animais. Existem também aqueles que tem medo de doença, de morte, da vida, do amor. Mas todos esses sentimentos são puramente humanos, frutos do cerébro e dos hormônios produzidos por ele.
Todo homem sente medo, se não sentir não é homem ou não é normal (no mínimo). Como na explicação científica já citada, este sentimento prepara o organismo para uma reação extrema que pode ser a de atacar ou de fugir. O medo passa a ser doentio quando altera os padrões comportamentais do indíviduo e pode ser fatal se modificar seus relacionamentos sociais.
Costumo dizer que o medo humano é um sentimento importante contudo algumas pessoas não o sabem usar em benefício próprio. Normalmente quando alguém está diante de uma situação nova ou ameçadora (mesmo que aparentemente) o medo é ativado e a única reação executada é a de fugir (ou paralisar, no caso de alguns outros). Esta atitude de fulga é, na maioria das vezes, prejudicial por que interfere no processo de aprendizagem cotidiano.
Tenho certeza que durante sua vida, até agora, vc encontrou situações das quais teve medo e fugiu, mas depois percebeu que poderia ter atacado e aprendido uma grande lição com aquele acontecimento. Ao ter uma atitude positiva diante do medo e agir com inteção de aprender vc está superando seus limites - isso pode ser classificado como uma atitude inteligente.
Durante este ano eu me preocupei em executar uma meta: superar meus limites sempre que possível. De antemão posso garantir que esta não é uma tarefa fácil, pois envolve a prática da inteligência emocional. Ao longo de 2009 me submeti a situações de riscos com o objetivo de adquirir experiência ou simplesmente para viver com audácia. Enfrentei problemas do passado, reatei com antigos relacionamentos e me aventurei o máximo que pude... desde sobrevoar uma floresta e aterrisar em uma praia, até conhecer o fundo do mar. Mas de todas as "novas" situações em que fui posto à prova neste ano, eu não declinei de nunhuma. Todavia enfrentei todas elas para conhecer meus limites, aprender da simplicidade da vida e da grandeza de Deus.

Hoje fui posto à prova mais uma vez, porem, com as experiências já vividas, posso afirmar que vou aprender algo mais, vou conquistar terreno e galgar outro passo na minha jornada - por que medo passa, mas arrependimento é pra sempre!



Pessoal, vou ficando por aqui hoje. Espero que tenham entendido meu ponto de vista sobre o assunto. Caso achem interessante, divulguem suas opiniões aqui.


Hugs

3 comentários:

Marcos Siqueira disse...

"O verdadeiro amor lança fora todo medo". Legal sua tática de superação... acredito que o mais difícil seja superar medos relacionais, onde fomo feridos ou temos medo da rejeição ou julgamento.

Jesus sempre superava seus limites e acima de tudo andava em amor. Isso o fazia uma pessoa admirável até mesmo pelo seus inimigos.

Aproveito para deixar o link do mei blog: http://filhoimperfeito.blogspot.com/. Quando puder faça uma visita.

Gjuniorbil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gjuniorbil disse...

Tenho medo de sentir medo mas não tenho medo de quem eu deveria ter medo.
Acredito que o medo quem alimenta é quem o tem.

Postar um comentário